Moedas cria Lisboa Solar e quer gastar quase 500 milhões para tornar a cidade sustentável

Julho 4, 2022

O Lisboa Solar é um dos projetos de Carlos Moedas para o seu mandato na câmara de Lisboa e consta das Grandes Opções do Plano 2022-2026 (GOP), documento aprovado no final de janeiro em assembleia municipal. A Central Fotovoltaica de Carnide faz parte deste projeto e tem data prevista de conclusão em dezembro de 2024.

O projeto Lisboa Solar foi também incluído nos compromissos de Lisboa no âmbito da “Missão 100 cidades com impacto neutro no clima e inteligentes até 2030”, aprovados em reunião de câmara no passado dia 28 de janeiro. Aqui é acrescentado que a promoção da instalação de sistemas solares para aquecimento de águas quentes sanitárias e produção de eletricidade para autoconsumo será feita “com recurso a um novo programa de incentivos municipais, em complementaridade com os já existentes”.

O executivo liderado pelo social-democrata dividiu a sua estratégia para os próximos quatro anos em seis pilares e este projeto está inserido no Pilar B, intitulado de Uma Cidade Sustentável, e que será o segundo com maior investimento, num total previsto de 496 080 166 euros, o que representa 36,3% do investimento total previsto até 2026.

O objetivo do Lisboa Solar é, como o nome indica, aproveitar o potencial solar da cidade, nomeadamente através da instalação de “Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) no parque de edifícios e de equipamentos municipais, para satisfazer parte das atuais necessidades energéticas”, mas também “promover a instalação de sistemas solares (térmicos, fotovoltaicos e híbridos) para aquecimento de águas quentes sanitárias e produção de eletricidade para autoconsumo em edifícios residenciais, de serviços e comerciais, públicos e privados, priorizando escolas e edifícios de habitação social”, pode ler-se nas GOP 2022-2026 da Câmara de Lisboa.

 Deste Lisboa Solar faz ainda parte o aumento da “capacidade instalada de produção de energia solar fotovoltaica na cidade, através da instalação de centrais fotovoltaicas, concluindo a empreitada da central fotovoltaica de Carnide (2 MW)”, refere o mesmo documento. Esta central tem a data de conclusão prevista para dezembro de 2024 e um investimento de 2 120 00 euros, financiados através de receitas próprias da autarquia. O primeiro pagamento será de 2 020 000 já este ano. Os restantes 100 mil euros serão pagos nos em 2023 e 2024 em parcelas de 50 mil em cada ano.

De acordo com o Plano de Ação Climática Lisboa 2030, colocado em discussão pública em 2021 durante o mandato de Fernando Medina e que Carlos Moedas pretende adotar com algumas atualizações, é referido que “a radiação solar total que incide nos telhados da cidade representa uma quantidade de energia equivalente a sete vezes o consumo de eletricidade” de Lisboa e que “44% dos telhados têm boa e muito boa exposição solar”, concluindo que “o potencial de geração de eletricidade solar é equivalente a 95% do consumo de eletricidade em Lisboa em 2016”.